Receita de Feijoada Tradicional

Dora Lino

Dora Lino

Escritora de todas as receitas do dicas receitas

A Receita de feijoada tradicional, resultado de uma fusão de culturas, resultando nesse delicioso prato apreciado em todos os cantos do país.

Certamente, os brasileiros costumam servir com arroz, farinha de mandioca, couve picada bem fininha e rodelas de laranja.

Dessa forma, essa combinação de sabores faz da receita de feijoada, um dos pratos  mais  saborosos e muito utilizados na  culinária do Brasil. 

Sendo assim, a receita de feijoada tradicional, deve o seu nome ao seu ingrediente principal, feijão preto.

Portanto, é um guisado rico tradicionalmente feito de diferentes partes do porco, como pés, orelhas e bacon, além de outras carnes defumadas.

Sobre a Receita de Feijoada Tradicional.

Sem dúvida. a culinária brasileira é muito regionalizada, cada região tem seus próprios pratos típicos. A saber, este é o resultado de uma mistura de diferentes ingredientes e influências europeias, indígenas e africanas.

Inclusive, na região nordeste do Brasil, sem dúvida, há uma grande influência da culinária africana.

No entanto, na região norte, há uma maior influência dos nativos, onde o uso de mandioca e peixe entra em jogo em muitos de seus pratos.

Na região sudeste do Brasil, há diversos pratos ligados aos Bandeirantes que incluem ingredientes como milho, feijão e porco.

Na região sul, a culinária italiana tem grande influência em pratos como polenta e pizza. E também vemos a influência da culinária alemã.

História da feijoada, um prato tradicional brasileiro

Alguns historiadores dizem que os escravos africanos criaram a receita de feijoada (pronuncia-se fay-jwa-da). Depois de realizadas as festas pelos donos das plantações, os escravos pegavam as sobras e as misturavam com feijão preto, fazendo um novo ensopado. Dessa forma, criaram a receita de feijoada.

Este novo prato eles serviam com farofa (farinha de mandioca frita com bacon) e fatias de laranja.

Outros historiadores dizem que um prato semelhante foi consumido no norte de Portugal, onde seus principais ingredientes eram feijão branco ou vermelho e carne suína..

Seja qual for a história, a receita de feijoada é um símbolo da fusão dentro da cultura gastronômica Brasileira. É um ícone Brasileiro.

Quando fazer a receita de feijoada, um prato tradicional brasileiro

Os brasileiros costumam comer feijoada  no inverno , mas não existe uma regra básica para isso . Basta surgir uma oportunidade para um  ajuntamento familiar ou uma reunião social  que o brasileiro logo pensa na tradicional  feijoada, um prato popular brasileiro.

Todas as classes sociais comem feijoada, pois é um prato de baixo custo.

Em algumas partes do Brasil, eles só servem feijoada durante os meses de Inverno. No entanto, no Rio de Janeiro este prato é servido durante todo o ano.

Como servir deliciosa receita de feijoada, um prato tradicional brasileiro

A receita da feijoada brasileira fica deliciosa, servida com rodelas de laranja , couve picada bem fininha e farinha de mandioca. Com esse acompanhamento você fará um almoço ou jantar delicioso.

A Receita de Feijoada completa começa com mandioca frita como aperitivo.

Em seguida, o prato principal, feijoada, arroz branco, banana frita, farofa (farinha de mandioca feita com bacon) e laranjas fatiadas.

Para finalizar, como sobremesa, sirva uma compota de frutas ou um delicioso doce de goiaba mineira.

Receita de Feijoada Tradicional

Ingredientes:

  • 1kg de Feijão preto;
  • 300 gramas linguiça calabresa;
  • 300 gramas de costelinha suína sem tempero;
  • 300 gramas de carne suína;
  • 500 gramas de orelha com a papada e focinho de porco sem tempero;
  • 400 gramas de bacon;
  • 2 cebolas de cabeça ;
  • Alho ,cebola e salsinha;

Observação: Os ingredientes para fazer a feijoada tradicional já podem vir picados do açougue. Isso facilita o preparo da feijoada. Devem ser preparados antes de fazer a feijoada.

Preparando os ingredientes da receita de feijoada tradicional

  • Primeiramente, limpe a orelha, a papada e o focinho suíno, tempere com alho e sal. Logo depois, leve ao fogo para cozinhar até que fiquem corados e  prontos para serem utilizados na feijoada.
  • Do mesmo modo, higienize a costelinha e a carne, tempere e deixe- os descansar  por 1 hora e 30 minutos para  pegar o tempeiro.
  • Logo depois leve ao fogo e fritando até ficar no ponto para colocar na feijoada.
  • Coloque o feijão para cozinhar, desligue o fogo quando estiver no ponto.

Modo de  fazer :

  • Em primeiro lugar, pique a linguiça calabresa em rodelas, da mesma forma pique o bacon em cubinhos médios;
  • Do mesmo modo, pique a cebolinha de folha, a salsinha, portanto a cebola de cabeça, pique separado dividindo – a em 4 partes.
  • Em seguida, em uma panela espaçosa, adicione todos os ingredientes suínos  que foram preparados anteriormente.
  • Logo a seguir coloque a linguiça calabresa e o bacon juntamente com os outros ingredientes.
  • Da mesma forma, coloque alho e sal ,a  cebola de cabeça e na sequência adicione o feijão cozido, juntamente com seu caldo.
  •  Ao mesmo tempo mexa bem para misturar os ingredientes da feijoada. Se for necessário, acrescente um pouco de água quente até que cubra os ingredientes na panela.
  • Coloque as folhas de louro, tampe a panela e deixe fever em fogo brando por uns 30 minutos.
  • Logo depois, completando os 30 minutos ,acrescente a salsinha e a cebolinha, deixando ferver por mais alguns minutos.
  • Deixe o feijão e os ingredientes ferver por 20 minutos e finalizando acrescente a salsinha e a cebolinha.
  • Finalmente podem saborear a feijoada mais gostosa que já comeu em sua vida. Bom apetite!

Se você gostou da receita da deliciosa feijoada brasileira, reúna seus familiares e façam essa receita que sem dúvida fará um sucesso. Agora, vá nos comentários e dê sua sugestão para que possamos aprimorar a cada dia a nossa receita de feijoada. Curta e Compartilhe a receita com amigos e familiares.

Acesse também:

Deliciosa Receita de Panetone

Receita de Lasanha: a melhor que você já viu!

Aprenda essa super receita de carne moída

Diferentes Tipos de Abóboras.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.