Receita de Costelinha de Porco Caramelizada

Dora Lino

Dora Lino

Escritora de todas as receitas do dicas receitas

A receita de costelinha de porco caramelizada é uma receita assada no forno e fica deliciosa. Uma ótima opção para festa de natal e final de ano.

De fato é um prato que é fácil de combinar com qualquer outra comida. Conforme os estudos indicam, essa carne macia e deliciosa tem sua origem a milhões de anos. Sendo assim, não é uma história interessante?

A origem do Porco

Certamente, os porcos, os únicos artiodátilos monogástricos domésticos, de certo, apareceram na terra há mais de 40 milhões de anos.

Sem dúvida, sua domesticação, antes considerada chinesa, foi observada há 10 mil anos, segundo pesquisa recente do arqueólogo americano M. Rosenberg, os primeiros homens das aldeias fixas tinham portanto o porco, como principal fonte de alimento, e não grãos, como cevada e trigo.

Dessa forma, as primeiras disputas sobre o consumo de carne suína, também surgiram na antiguidade. pois Moisés, o legislador dos hebreus, proibiu que seu povo comesse carne de porco, a fim de evitar vermes comuns, como os reclusos, dos quais o povo judeu era vítima.

Além disso, na época do Império Romano, havia grandes criações e sua carne era valorizada nas festas da Grande Roma e também entre o povo. Diante disso, Carlos Magno prescreveu carne de porco para seus soldados.

Entretanto, nessa época foram promulgadas as leis sálica e borgonhesa que por sua vez, puniam severamente ladrões e assassinos de porcos.

Um pouco mais de história

Portanto, na Idade Média, havia um grande consumo de carne de porco, por isso a carne, até se tornou símbolo de gula, sensualidade e luxúria.

Por certo, o porco possui uma história mais antiga do que imaginamos e a forma de domesticá – los foi se evoluindo com o passar dos tempos.

Sendo assim, a receita de costelinha de porco caramelizada no forno é uma ótima opção para fazer em almoço de família ou reunião de amigos. De fato, o prato é fácil de combinar com qualquer outras comida.

Em suma, se você quiser um almoço mais bem elaborado, logo, poderá combinar com saladas de legumes, cuscuz marroquino, purê de abóbora e outros acompanhamentos!

Receita de Costelinha de Porco Caramelizada no Forno

Costelinha de porco caramelizada

Ingredientes:

  • Ingredientes da Receita de Costelinha Caramelizada
  • 2 kg de costelas de porco
  • 1/2 xícara de melado de cana
  • quilo de batatas pequenas com casca
  • 1 xícara de melado
  • Vinagre a gosto
  • Alecrim para temperar
  • Coloque Tempero chimichurri de acordo com o seu gosto
  • Azeite a gosto
  • Sal

Ingredientes para fazer o molho

1 xícara de café com ketchup

Molho Worcestershire a gosto

Modo de fazer a receita da costelinha de porco caramelizada

Como preparar a receita da costelinha de porco caramelizada

  • Em primeiro lugar, as costelas são regadas com vinagre e temperadas com molho inglês ou outro de sua preferência, alho, alecrim e azeite de oliva.

●Utilize meio sachê de extrato de tomate
● não deixe faltar 6 colheres de sopa de molho Worcestershire
● uma caneca ou 150 ml de sopa de melaço

  • A seguir, Transfira a carne para um refratário e semelhantemente, coloque bolinhas de batata em volta dos pedaços e logo após, tempere com sal.
  • Do mesmo modo, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 160 graus por cerca de 1 hora.
  • Preparo do molho: Logo depois, adicione o extrato de tomate, o molho Worcestershire e o melaço de cana em uma tigela, depois, misture bem e reserve.
  • Assim sendo, retire o papel alumínio, e logo, espalhe o molho sobre a carne e por fim, volte ao forno (160 graus) para assar por 20 minutos.
  • Em suma, agora, vire a carne e deixe descansar por mais 20 minutos.

Finalmente, a receita de costelinha de porco caramelizada, está pronto para servir. Aproveite sua comida! Bom apetite! Aproveite as comemorações de natal e ano novo e comemore com sua família .Feliz Natal!

Conclusão. Se você gostou da receitas de costelinha caramelizada, inclua esta receita em seu cardápio especial. Faça este prato para o almoço para agradar pessoas especiais como familiares e amigos. Compartilhe esta receita com amigos e familiares e siga o blog dicasreceitas.com

Acesse também:

Receita de pernil assado com mostarda 

Aprenda essa super receita de carne moída

Descubra o Segredo do Feijão Tropeiro Mineiro!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.