A Utilidade do Milho na Culinária Brasileira

Dora Lino

Dora Lino

Escritora de todas as receitas do dicas receitas

O utilidade do milho na culinária brasileira se deve ao fato do seu grande valor nutritivo e a sua diversidade de alimentos doces e salgados.

Você sabia que o milho é a maior safra do mundo? O milho é a cultura de mais utilidade na América e no mundo. É responsável por produzir mais de um terço dos alimentos do mundo.

O milho é uma das culturas mais cultivadas no mundo. Além disso, é também um dos mais versáteis, com muitos usos, desde alimentos até combustíveis. Aqui estão alguns fatos de milho interessantes sobre o milho.

O milho é um alimento que possui várias utilidades, que faz parte da tradição brasileira, rico em nutrientes, com ele fazemos uma infinidade de alimentos doces e salgados.

Contudo, O fubá, é um alimento que vem da semente do milho, através de uma procedimento de moagem, transformando -o em uma farinha bem fina.

Além disso, Sendo o fubá ou farinha de milho um alimento de tão grande importância devido a grande utilidade em diversas áreas da gastronomia.

Tendo em vista a utilidade do milho, Percebo que o mesmo tem se mostrado presente na cozinha brasileira, onde são feitos deliciosos pratos tanto doces como salgados.

A utilidade do milho / Farinha de milho e fubá

Em outras palavras, por mais que parece ser um alimento singelo, o que poucos sabem é que esse alimento possui uma rica fonte de proteínas.

Contudo, Devido o milho ter essa rica fonte de proteínas, possui esse valor em nossa culinária, desde os tempos mais remotos até aos dias de hoje.

A terminologia “fubá” vem dos povos de origem africana que utilizavam esse termo, para se referir à farinha.

Contudo, a palavra “fubá” ter sido herdada pelos africanos possui um valor muito significativo e faz parte da nossa cultura.

Além disso, Em vista disso, o fubá ou farinha de milho, possui uma importância muito grande na culinária brasileira, devido a sua grande utilidade, pois com ele podemos fazer pratos de diferentes tipos.

Sendo assim, esse alimento é super versátil, podendo fazer receitas doces e salgadas.

A Farinha de milho- A utilidade do milho na culinária brasileira

De fato, uma curiosidade muito interessante sobre o milho é que seus derivados não contém glúten, possui ácido fólico, essencial para a formação do sistema nervoso dos bebês, além de ser um excelente alimento para gestantes.

Assim também, é rico em fibras, atua sinergicamente com o funcionamento normal do intestino. Contudo, Posto que esse alimento, também é fonte de niacina, zinco, ferro, potássio, fósforo e magnésio, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e de todo o organismo.


Igualmente a farinha de milho também pode reduzir o risco de doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

O milho – A utilidade do milho na culinária brasileira

Deste modo, esse artigo trás também curiosidades sobre algumas receitas que nossos antepassados utilizavam como alimento principal, como acompanhamento do café da manhã , café da da tarde e a noite.

A polenta, fubá suado, angu doce, broa de Fubá, bolo de Fubá, mingau de fubá, o angu, que faz acompanhamento nas refeições diárias, o milho quando está verde pode ser comido cozido ou assado que fica uma delícia, sem falar no delicioso mingau de milho verde, fazem parte da nossa tradição brasileira.

Com o crescimento da tecnologia hoje o milho é industrializado passando a existir diversos alimentos que estão presente, sendo muito útil na alimentação de todos os povos.

A utilidade do milho na culinária brasileira vai além do que podemos imaginar. Contudo, Esse alimento sagrado tem um poder nutritivo tão significantee , e se todos tivessem consciência desse fato teria ele em suas refeições todos os dias.

O fato é que esse alimento já foi o prato principal e muito consumido no passado, pois davam sustância aos homens e mulheres do campo, para que os mesmos pudessem realizar o trabalho pesado que faziam no cultivo da terra.

A receita do Bolo de fubá, é apenas uma uma amostra, da diversidade de alimentos, que consumimos utilizando o milho. Sem sombra de dúvida, o milho possui uma utilidade muito significativa na culinária brasileira .

4. Bolo de Fubá e Queijo Ralado – A utilidade do milho na culinária brasileira

A utilidade do milho na culinária brasileira

Ingredientes da bolo de fubá e queijo ralado

  • 2 copos americanos de fubá
  • 150g de queijo minas meio mal passado ralado
  • 1/2 copo de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 copo de leite
  • 04 ovos
  • 05 colheres de açúcar
  • 1 1/2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de fazer o Bolo de fubá e queijo ralado – A utilidade do milho na culinária brasileira

  • A princípio coloque o óleo, o leite e os ovos no liquidificador e bata por 2 minutos;
  • De maneira idêntica, acrescente o fubá, a farinha de trigo, o açúcar e assim também, bata por mais 3 minutos;
  • Logo após, desligue a batedeira, adicione o queijo e o fermento e pouco depois, misture com uma colher;
  • Agora, nnte uma forma com furo no centro e polvilhe com um pouco de farinha de trigo;
  • Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos ou até dourar;
  • Sirva com café bem fresco após esfriar. Esse bolo é muito gostoso. Bom apetite!

Enfim: espero que tenham gostado das curiosidades que temos sobre a importância do milho na culinária brasileira.

Se achou interessante as considerações sobre o valor nutritivo do fubá, um alimento que vem do milho, façam e se deliciem com a receita do bolo de fubá, que faz parte da cultura brasileira.

Gostaria que comentasse sobre essa postagem e nos desse dicas de receitas que possui o fubá como ingrediente, assim irá enriquecer a postagem com mais dicas de receitas.

Acesse também:

7 Receitas de Sorvetes Fáceis

Aprenda essa super receita de carne moída

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.