Como fazer Arroz Branco Soltinho

Dora Lino

Dora Lino

Escritora de todas as receitas do dicas receitas

O arroz branco soltinho é um dos pratos mais consumidos no Brasil, há variantes dessa receita, afinal, cada região do Brasil tem um tempero apropriado.

Por isso, mostraremos neste pequeno guia, uma receita simples que você pode adaptar conforme os ingredientes da sua região.

O Arroz branco

Todavia o arroz é muito antigo, é originário do Sudeste Asiático, com maior predominância na China, há 7 mil anos atrás, nas lavouras já era cultivado,

De maneira idêntica no início do século 7 começou a ser espalhado pelo mundo graças aos árabes e semelhantemente chegou ao Brasil devido aos portugueses.

No mundo todo, o arroz é de extrema importância, pois garante a segurança alimentar, o arroz branco soltinho como conhecemos no Brasil, é de origem africana, pois em alguns países desse continente, o modo de preparo é bem parecido.

Como Fazer Arroz Branco Soltinho

Ingredientes necessários

  • 500 ml de arroz branco;
  • 700 ml de água fervente;
  • 4 dentes de alho (picado ou amassado);
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 colher de óleo de cozinha;
  • 1 colher de sopa de sal.

Modo de preparar o arroz branco soltinho

Primeiramente deixe o alho e a cebola picado, não esqueça de colocar a água para ferver, se tiver uma panela de ferro é melhor ainda,.

Coloque tudo para refogar, em seguida jogue o arroz e o sal, espere dar uma fritada e na sequência despeje a água fervendo no arroz e a seguir mantenha em fogo baixo e com a tampa.

É importante destacar que, o arroz branco soltinho possui diversos tipos de temperos e formas de preparo, por isso existe outras formas de deixar o arroz solto:

Com azeite – Antes de refogar a cebola e o alho, primeiramente, coloque o azeite, um dos fatores que ajudam a soltar o arroz com o azeite, bem como esquentar a água antes de colocar os grãos.

Micro-ondas – Atualmente, podemos preparar praticamente qualquer prato no micro-ondas, em um recipiente adequado, apenas lave o arroz e coloque a quantidade de água ideal, observe o tempo de cozimento definido pelo aparelho.

Remova o excesso de amido – Embora não seja uma regra obrigatória, retirar o excesso do amido pode deixar o arroz mais solto, depois basta refogar o alho e a cebola normalmente, não esqueça de esquentar a água.

Acrescente temperos – Para que o arroz fique solto com tempero, você pode acrescentar milho, manjericão, coentro, orégano, salsinha, pedacinhos de bacon.

Com cebolinha – Para fazer com cebolinha, basta colocar cebolinha fresca, manteiga, pimenta-do-reino, sal rosa, o arroz é extremamente flexível e prático, pois você pode misturar com diversos outros ingredientes.

Informações úteis

O arroz é muito nutritivo e saboroso, ele apresenta muitos benefícios para o nosso organismo, veja informações importantes abaixo:

Tempo de preparo

O preparo aproximado para o arroz, fica em torno de 20 minutos, para todas as receitas.

Rende X porções

O rendimento para esta quantidade de ingredientes é em torno de 3 porções, para elevar a quantidade, somente basta dobrar a receita.

Tabela nutricional

O arroz contém nutrientes que fazem muito bem para a nossa saúde, veja a sua tabela abaixo:

  • Proteínas: 2,5g;
  • Gorduras: 0,2g;
  • Carboidratos: 28g;
  • Fibra alimentar: 0.4g;
  • Magnésio: 12 mg;
  • Ferro: 0.2 mg.

Os valores nutricionais mudam conforme a quantidade e o tipo de ingredientes escolhidos, por isso, se você quer um arroz mais saudável, evite embutidos como o bacon e a mussarela.

Como Fazer arroz branco soltinho e quais bebidas que combinam

Além disso, o vinho, sucos, batidas são as melhores opções para apreciar um bom arroz bem soltinho, é importante ter atenção, pois para cada tipo de receita existe um tipo de bebida diferente, no caso do arroz de forno, convém consumir o vinho chileno Anderra Cabernet Sauvignon da Baron Philippe de Rothschild.

Contudo, para qualquer receita de arroz, você pode oferecer Sauvignon Blanc chileno, bem como o vinho de uva espanhola Tempranillo, sem sombra de dúvidas é uma excelente opção para acompanhar com arroz, se você for receber convidados, é importante que você estude os gostos de cada um antes de escolher as bebidas que serão servidas. 

Se preferir, faça você mesmo suas bebidas, com batidas de frutas e leite condensado, também é uma ótima opção.

Bom apetite!

Portanto, para o arroz branco soltinho, tudo costuma cair muito bem, desde bebidas até temperos e complementos, você deve ser criativo na hora de preparar um prato saboroso para os seus convidados. Contudo, o que achou da nossa receita? Qual ingrediente você arriscaria colocar, para oferecer algo diferenciado? Queremos conhecer sua opinião, deixe-a aqui nos comentários!

Acesse também:

A História do Brigadeiro

Aprenda essa super receita de carne moída

Deliciosas Receitas de Origem Inglesa

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.