A História do Brigadeiro

Dora Lino

Dora Lino

Escritora de todas as receitas do dicas receitas

A historia do brigadeiro, um doce típico brasileiro, leva o nome de um dos mais importantes generais da história do Brasil.

Então, você sabe a história deste docinho? A princípio, você irá descobrir a origem do brigadeiro na colher, e da mesma forma, como ele se popularizou no Brasil.

O brigadeiro é um doce típico brasileiro, que sem dúvida, leva o nome de um dos mais importantes generais da história do Brasil. Nesse sentido, Brigadeiro Eduardo Gomes da Silva, ou simplesmente Brigadeiro, como era chamado, nasceu no Rio de Janeiro em 1897.

Assim, aos 18 anos, ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro e formou-se como oficial do Exército em 1918.

Logo depois, em 1920, foi para a França para estudar aviação e, ao retornar ao Brasil em 1922, já era piloto militar.

Posteriormente, Brigadeiro participou da Revolução Constitucionalista de 1932 e também, lutou na Segunda Guerra Mundial, onde comandou o Grupo de Aviação Expedicionário Brasileiro (GAEB), que auxiliou os Aliados na campanha da Itália. Mas o que isso tem a ver com a história do brigadeiro ?

 Apesar de ter sido derrotado pelo general Eurico Gaspar Dutra, Brigadeiro ficou conhecido como um grande defensor dos direitos civis e um importante líder político brasileiro.

Após o fim da guerra, o brigadeiro assumiu o cargo de ministro da Aeronáutica, mas renunciou após um ano para se candidatar à Presidência da República nas eleições de 1950

A história do brigadeiro .

A origem do brigadeiro na colher

Sendo assim, o doce que leva seu nome, surgiu em 1940, quando foi criado por uma confeiteira carioca chamada Heloísa Bacellar Gonçalves Pontes.

De acordo com a história, Heloisa, criou o brigadeiro para uma homenagem a Eduardo Gomes e serviu o doce em uma festa que ele participava. Foi assim que surgiu, a origem do brigadeiro na colher.

Desde então, o brigadeiro ganhou tanto sucesso que logo se tornou um docinho tradicional nos eventos políticos do Rio de Janeiro.

A história do brigadeiro e a sua popularidade

Portanto, ao longo dos anos, o brigadeiro foi ganhando novos sabores e formatos e ainda hoje, é um dos doces mais populares do Brasil! Gostaram da história do brigadeiro?

O brigadeiro de panela, apesar de não parecer, difere do chamado brigadeiro de colher.

A diferença entre os dois é o primeiro ser feito com uma mistura de leite condensado e chocolate em pó, enquanto o segundo é feito apenas com leite condensado.

O brigadeiro de panela também pode conter outros ingredientes, como amendoim ou coco ralado, enquanto o brigadeiro de colher é geralmente servido simples

Deliciosa Receita de Brigadeiro na Colher

Ingrediente da deliciosa receita do brigadeiro na colher

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 4 colheres de chocolate em pó
  • 1 colher de margarina

Modo de fazer a deliciosa receita do brigadeiro na colher

  • Em primeiro lugar, leve ao fogo médio uma panela com o leite e o chocolate em pó. Com uma colher misture bem até dissolver.
  • seguida, junte o leite condensado e a manteiga. Misture até desgrudar do fundo da panela, mexendo sempre. Desligue e transfira para uma tigela, tacinhas.
  • Pode colocar o brigadeiro em um prato ou tigela e tirar com a colher e se deliciar com o delicioso brigadeiro. Cuidado para não queimar a língua, hein? 
  • Se quiser um brigadeiro no ponto de enrolar, é só cozinhar um pouco mais.

Conclusão:

Esperamos que você tenha gostado da história por trás da origem do brigadeiro e da receita em si. Que tal experimentar fazer em casa? É bem simples e o resultado é delicioso.

Segue nosso blog, para receber mais dicas de receitas e deixe o seu comentário abaixo contando a sua experiência. Compartilhe com os amigos e familiares para que eles também possam se deliciar!

Ainda Contém:

Receitas na airfryer

As Melhores Receitas de Hambúrguer

3. Pizza de frigideira

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.