Porque o peru é símbolo na ceia de natal

Dora Lino

Dora Lino

Escritora de todas as receitas do dicas receitas

Na noite de natal além da família reunida, dos carinhos e até mesmo das trocas de presentes não pode faltar a clássica ceia de natal.

Sabemos que natal é um dia mágico e encantador que muitas pessoas passam o ano inteiro esperando por ele.

Nesse caso, na noite de natal além da família reunida, dos carinhos e até mesmo das trocas de presentes não pode faltar a clássica ceia de natal.

Sendo assim, muitas pessoas não sabem de onde vem a tradição das comidas típicas natalinas como o salpicão, arroz com passas, panetone, lombo e principalmente o peru de natal.

De tal forma, preparamos esse artigo para tirar algumas dúvidas a respeito do prato clássico da ceia de natal, o peru!

Desse modo, continue a leitura e confira tudo sobre o peru de natal e porquê ele é super importante na ceia de natal. 

Saiba um pouco mais sobre a tradição do peru de natal na ceia

O natal é a celebração do nascimento do Menino Jesus e para comemorar essa data tão especial é preparado decoração com luzes e bolas natalinas, árvores e principalmente uma ceia de natal na qual toda a família vai estar presente.

Porém, na ceia de natal o que não pode faltar é o peru de natal preparado com seu sabor e temperos favoritos e muitos podem até ser recheados.

Sobretudo, você sabia que a tradição do peru de natal iniciou por índios norte-americanos que criaram os perus em suas aldeias.

Porém a ave era preparada como oferenda, pois ela simboliza fartura, por ser uma ave grande que pode sustentar uma família inteira e até mesmo mais de 5 pessoas.

Depois disso, quando os nobres foram colonizar o México conheceram a ave e acabaram levando para a Europa, onde era normal consumir aves nobres. 

Já no ano de 1621 nos Estados Unidos, o peru servido pelos índios como prato principal no Dia de Ações de Graças. Com o passar dos anos a população passou a adotar todos os anos o consumo da ave obrigatoriamente neste dia de festividades.

Com o passar dos anos os europeus e americanos incluindo principalmente o Brasil passaram a consumir também a ave como ceia na noite de Natal.

Esse ritual atualmente simboliza sucesso, abundância e fartura na mesa em todas as refeições.

De tal forma, o consumo da ave é acompanhado por outras refeições que recheiam as mesas de muitas pessoas!

Conheça agora uma dica para deixar o seu peru de natal mais suculento e saboroso para você servir na sua ceia de natal.

Dica para caprichar na hora de preparar o peru de natal

Se você está cansado de usar os mesmos temperos para temperar o seu peru de natal, saiba que é hora de inovar!

Temos uma dica infalível que deixará o seu peru de natal suculento e com um aroma incrível. Primeiramente, saiba que o ideal é você descongelar a ave de um dia para o outro.

Depois, lavar e adicionar temperos de sua preferência, eu sugiro temperar com limão siciliano e laranjas, assim dará um sabor especial a sua ave.

Deixe marinar por algumas horas e asse com papel-alumínio por 2 a 3 horas, retire o papel e deixe dourar! Pronto. Lembrando que os miúdos podem fazer uma saborosa farofa para acompanhar. 

Se esse artigo matou a sua curiosidade, não deixe guardado somente com você, espalhe essa informação com a sua família e com seus amigos, mantenha todos informados a respeito do peru de natal.

Contudo, desejamos um feliz Natal e um próspero Ano Novo e convidamos você para continuar navegando no nosso blog, assim você vai conhecer outras curiosidades natalinas e até mesmo conhecer algumas opções de receitas ótimas para a sua ceia de natal. 

Leia mais:

Conheça agora algumas curiosidades sobre o natal 

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.