Conheça agora algumas curiosidades sobre o natal 

Dora Lino

Dora Lino

Escritora de todas as receitas do dicas receitas

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é o natal. Assim, neste artigo vamos esclarecer algumas curiosidades sobre o natal que poderão ajudar você a entender melhor qual é o significado desta data tão especial! Antes de tudo, saiba que o natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento do Menino Jesus Cristo. Além disso, a celebração acontece há mais de 1.600 anos em dezembro especificamente no dia 25. 

Seja como for, se você se interessou por esse assunto, eu sugiro que você continue a leitura deste artigo para poder conferir tudo sobre o natal e sua origem. Portanto, Confira logo abaixo a origem do natal.

Saiba qual é a origem do natal – curiosidades sobre o natal 

A princípio, saiba que o natal é uma data especial para os cristãos, pois é comemorado o nascimento do menino Jesus Cristo. Assim, vale lembrar que durante muitos anos após o nascimento essa comemoração era feita em datas diferentes, pois não se sabia a data exata do nascimento do Menino Jesus.

Dessa forma, somente no século IV foi estabelecido a comemoração no dia 25 de dezembro pelo Papa Julius que determinou o dia de natal. Porém, devido a inexistência de documentos históricos que confirmavam a data do nascimento de Cristo, foi considerado o dia 25 de dezembro o dia do nascimento devido às festas pagãs que ocorriam no dia.

Todavia, essa era também a data que os romanos comemoravam o solstício do inferno, ou seja, era uma festividade em comemoração homenageando Deus Sol e nesse momento também era desejado a fartura. Logo, anos depois o sol foi substituído por Mitra que era um Deus grego da mitologia.

Então, agora que você soube um pouco sobre a origem do natal, confira abaixo um pouco sobre a história do Natal.

Conheça agora a história do natal

Entretanto, em muitos contos bíblicos, o menino Jesus Cristo nasceu em Belém na Palestina e era filho de Maria e de José. Para explicar melhor, José era um judeu que precisava ir até Belém onde iria participar de um censo que seria realizado pelo Império Romano. José e Maria viajaram 140 km saindo de Nazaré até Belém e percorreram a viagem pelas margens do Rio Jordão. Segundo os contos, Maria percorreu a viagem montada em uma mula, pois estava grávida e era necessário poupar energia para o parto.

Após chegar na cidade Maria e José não encontraram nem uma hospedagem e tiveram que ir para uma caverna que servia como estábulo. Nesta noite Maria deu à luz ao Menino Jesus Cristo e logo após o nascimento o casal recebeu a visita dos três reis magos. Como consta na Bíblia os três Reis magos foram guiados até o local através da Estrela de Belém e levaram para presentear o Menino Jesus Cristo Ouro, Mirra e Incenso.

Conheça alguns símbolos natalinos – curiosidades sobre o natal 

Saiba que com o passar dos anos alguns símbolos passaram a representar o natal também, assim como a Estrela de Belém e o nascimento do Menino Jesus. Sendo assim, confira logo abaixo alguns principais objetos e rituais natalinos. 

Árvore de Natal:

Esse é um dos símbolos mais populares na época natalina. Além de todas as casas decoradas com luzes a árvore de Natal representa a santíssima trindade pelo formato triangular do pinheiro. Esse costume adotado por cristãos em 1500 por Martinho Lutero. Porém, somente no século XX na América Latina iniciada essa tradição.

Presentes de Natal:

Desse modo, essa tradição inspirada pelos três Reis magos que, como conta a história, levaram três presentes para o menino Jesus. Isso tudo também teve influência do bispo Nicolau que é conhecido como São Nicolau que para muitas pessoas é o Papai Noel.

Dessa forma, continue a navegação no nosso blog e confira também qual é a origem do Papai Noel. Assim, não esqueça de compartilhar esse artigo com sua família e com seus amigos. 

Leia mais:

Receita de bacalhau de natal

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.