Como Surgiu o Strogonoff?

Dora Lino

Dora Lino

Escritora de todas as receitas do dicas receitas

Você sabe como surgiu o strogonoff? Caso contrário, vem com a gente aprender um pouco sobre esse prato tão amado!

A origem dessa deliciosa comida.

O strogonoff tem seu lugar no nosso almoço de domingo, afinal, quem não ama um strogonoff com arroz fresquinho?! Aqui no Brasil, em cada casa existe uma receita diferente.

Porém, não existe um lugar em que o prato não seja conhecido, mas poucas pessoas conhecem a história dessa comida tão famosa.

Como surgiu o estrogonoff poucas pessoas sabem, mas de acordo com os historiadores, o strogonoff é um prato típico da culinária russa.

A origem do Strogonoff é incerta, mas alguns historiadores afirmam que ele foi criado por Charles Briere um cozinheiro francês que trabalhava para os Stroganov em São Petersburgo, na Rússia.

Em síntese, o strogonoff é uma das mais populares e saborosas receitas da culinária brasileira. Nesse sentido, seu nome é derivado do prato russo stroganov, que era feito com carne de boi e servido somente aos nobres.

Como surgiu o strogonoff no Brasil

Certamente a receita foi adaptada pelos imigrantes russos que vieram para o Brasil no início do século XX. Porém, eles usavam carne de frango ou de peru, que eram mais acessíveis para a maioria das pessoas.

O molho do strogonoff é feito com creme de leite, mostarda e ketchup. Mas a carne é cozida e depois temperada com o molho. Contudo se você quiser, pode acrescentar champignons ou cebola à receita.

Nesse sentido, não importa como surgiu o strogonoff, o que conta é que o prato é delicioso. Geralmente o strogonoff, é servido com arroz branco ou massa. Todavia, você também pode servir com vegetal cozido no vapor, como brócolis ou couve-flor.

Então, depois de saber a origem do strogonoff, que tal experimentar fazer a receita? Certamente você vai adorar o sabor desse prato típico da culinária brasileira!

Receita de Strogonoff – Como surgiu o strogonoff

Ingredientes:

– kg de carne bovina (coxa ou sobrecoxas)

– cebolas

– dentes de alho

– xícara (chá) de vinho tinto

– xícara (chá) de ketchup

– sachê de molho inglês

– cubo de caldo de carne

– colher (sopa) de manteiga

– colher (sopa) de farinha de trigo

– lata de creme de leite

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, em uma panela, doure a carne com a manteiga. Em seguida, retire e reserve.

Posteriormente, na mesma panela, refogue as cebolas e o alho, acrescente a carne, o vinho, o ketchup, o molho inglês, o caldo de carne e a farinha de trigo. Logo após tempere com sal e pimenta-do-reino.

Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexa os ingredientes para que fritam igualmente .

Por fim, acrescente o creme de leite e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Enfim, o strogonoff ficou pronto. Sirva o strogonoff com arroz branco fresquinho e soltinho.

Caso não saiba como fazer, veja.

A receita que apresentamos acima é uma versão simplificada do strogonoff, mas que mantém o sabor característico do prato.

Acesse também:

Aprenda essa super receita de carne moída

Receita de Fricassê de Frango Deliciosa!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.